Receita Médica será impressa nas Unidades Públicas de Saúde
Letra legível ou digitada em todas as receitas médicas. Essa é a exigência do novo Projeto de Lei apresentado pelo deputado estadual Euclides Maciel (PSDB) ao Plenário das Deliberações. O projeto exige também a descrição de outros medicamentos que tenham a mesma substância ativa, os chamados genéricos.
De acordo com o parlamentar, ?a intenção é fornecer ao paciente a possibilidade de entender a prescrição médica, para que ele possa saber o que está comprando, como deve utilizar e acima de tudo, opções seguras de alternativas para a aquisição dos chamados genéricos, medicamentos de preço mais acessível a população carente?.
A novidade causou preocupação do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia ? CREMERO. Na última segunda-feira, a presidente Inês Motta de Morais, visitou o gabinete do deputado Euclides Maciel para externa a preocupação da classe médica frente a aprovação da nova regra. Isto porque, segundo ela é preciso que os Poderes Executivos estadual e municipal disponibilizem estrutura necessária para o cumprimento da proposta do referido Projeto de Lei.
?É preciso que os hospitais, unidades e postos de saúde tenham em cada consultório um computador, com impressora, cartucho de tinta e papel para que sejam impressos os receituários? desabafou Inês. Euclides Maciel se comprometeu se empenhar para contra-partida seja efetivamente cumprida pelo Poder Executivo, uma vez que, além de facilitar o entendimento do remédio a ser adquirido, deve ser levado em consideração também, a preocupação de que o paciente venha consumir um produto comprado de forma equivocada devido a dificuldades na interpretação da receita médica.
...