MEGAFONE
VIOLÊNCIA
A Assembléia Legislativa debaterá a violência contra a mulher rondoniense em audiência pública, na próxima segunda-feira, dia 30, a partir das 9h. O encontro foi proposto pelo deputado Neri Firigolo (PT). O parlamentar diz que a situação, mesmo com a Lei Maria da Penha vigorando, é "preocupante" em Rondônia. No ano passado, apenas na Delegacia Especializada em Defesa da Mulher e Família,que funciona em Porto Velho, foram registrados 2.608 casos de agressões contra mulheres.Nas demais delegacias foram quase 3 mil casos contabilizados.
BOLSA FAMÍLIA
Mais de três milhões de famílias beneficiárias do programa Bolsa Família terão de fazer a atualização de dados em cadastro mantido pelo MDS. Segundo a secretária nacional de renda e família do MDS, Lúcia Modesto, os Municípios estão recebendo comunicados sobre a necessidade dessa atualização desde fevereiro. Quem não fizer a atualização do cadastro até agosto terá o benefício bloqueado.
DISCRIMINAR
Os Ministérios Públicos Federal, Estadual, e do Trabalho, lançam na próxima terça-feira, 31 de março, a campanha ?É Criminoso Discriminar?. A iniciativa vai orientar sobre a igualdade de acesso no uso do elevador social. O lançamento da campanha será na sede do Ministério Público de Rondônia, às 9h30. Os MPs pretendem com a campanha enfatizar o direito constitucional de igualdade entre as pessoas, independente de qualquer fator (raça, cor, crença, status social, idade, sexo e, inclusive, o trabalho de exerce). A campanha É Criminoso Discriminar vai enfatizar que Impedir o uso ou constranger o acesso ao elevador social é uma prática criminosa e deve ser combatida.
LIVRO
Aconteceu ontem, sexta-feira (27), o lançamento do livro ?senhor krauze?, do professor do Departamento de História da UNIR Alberto Lins Caldas. O autor explica que ?senhor krauze? ? escrito ?assim mesmo todo minúsculo, como em minúsculo é todo o livro?, afirma ? ?é um livro que toma para si a missão inteira de expor o horror do mundo, o silenciamento, a exclusão, a destruição da singularidade?. A obra narra as desventuras do personagem ?senhor krauze?, que, segundo Caldas, representa todos os silenciados, excluídos e destruídos.
PIROTECNIA
O presidente Lula cobrou, ontem, o fim da pirotecnia nas operações da Polícia Federal e exigiu sigilo de informações nas investigações. Nem o Judiciário, nem o Ministério Público, nem a PF precisam aparecer, disse o chefe do Executivo brasileiro. ?Deixem isso para nós, políticos?, recomendou. ...