Correio Popular Notícia



SEGURANÇA PÚBLICA
Fórum delibera sobre crimes de fronteira

Data da notícia: 2017-08-11 10:41:15
Foto: Divulgação
Confúcio Moura defende o protagonismo amazônico em contraponto ao discurso fácil e improdutivo para a região

(Da Redação) O 15º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, aberto na quinta-feira (10), em Cuiabá (MT), vai definir formas de atuação integrada para combate ao tráfico de drogas, armas e pessoas na área de fronteira. O tema está na agenda da Câmara Temática Segurança Pública. A reunião encerra hoje, sexta-feira (11), quando governadores participaram da parte deliberativa.

As estratégias debatidas na Câmara Segurança Pública incluem ainda o estabelecimento de estratégias para enfrentar os crimes ambientais e conflitos agrários nos estados do bloco.

O fórum é composto pelos governadores de Rondônia, Amazonas, Acre, Pará, Roraima, Amapá, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins.

Outra frente que apresentará avanços é a Câmara Conselho Consultivo, que trabalha a elaboração da minuta do regimento interno do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal. Debates importantes para os estados do bloco serão travados ainda nas câmaras técnicas da Comunicação Pública e Ambiental.

Comunicadores
Na Câmara da Comunicação Pública, será proposta a reflexão do papel da comunicação para o desenvolvimento e integração da Amazônia e a formação de uma rede de comunicadores da região para a construção de “outro olhar sobre a região”.

Durante o fórum, os estados são chamados a prestar conta das providências adotadas em relação às deliberações das reuniões passadas.

O ponto alto da reunião é a participação dos governadores, que ocorre hoje. Eles podem referendar, rejeitar ou apresentar sugestões às propostas originadas das câmaras técnicas.

O governador Confúcio Moura participou das articulações para tornar o bloco mais forte. Ele diz que a Amazônia precisa deixar de ser tema discurso fácil, que não produz efeitos positivos. Para Confúcio, é fundamental que as lideranças assumam o papel de protagonistas e construam o caminho do futuro da região.

A primeira etapa do 15º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal acontece no Palácio dos Paiaguás, em Cuiabá, em dois períodos. Participam apenas os técnicos das câmaras setoriais.
Hoje, o governador mato-grossense Pedro Taques recepcionou os colegas amazônicos, ainda no Palácio dos Paiaguás, onde será concedida entrevista coletiva. Em seguida acontece a sessão deliberativa, que será encerrada ao meio-dia.

FRONTEIRAS
Em Cuiabá, a Câmara Técnica da Segurança Pública, por exemplo, dará andamento à definição de políticas públicas para o setor que levem em consideração as características específicas da Amazônia.

Para o bloco, é fundamental que o governo federal faça investimentos uma vez que parte dos problemas está relacionado à vasta região de fronteiras, portanto, competência federal.

Na Câmara do Conselho Consultivo, os técnicos apresentarão os avanços do projeto para a criação do Consórcio dos Governadores da Amazônia Legal, que seguirá o mesmo modelo do consórcio do Brasil Central e buscará, com gestões em bloco, um formato diferente para tratar de demandas junto ao governo federal.

Fonte: Assessoria






Noticia vista 1111 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.