Semed lança programa voltado para autistas
> Os atendimentos são feitos na própria Secretaria ou à domicílio
(Da Redação) Ji-Paraná é o primeiro município da região norte com atendimento educacional especializado ao autismo. O trabalho desenvolvido pelos profissionais da Semed (Secretaria Municipal de Educação) tem sido modelo de referência para implantação do atendimento ao autismo em outros municípios do estado de Rondônia.
Além do atendimento diário feito pelas profissionais Márcia Ferreira e Dalva Rosa, os profissionais também fazem o atendimento a domicílio. Nas instalações da Semed existe a sala especial de terapia comportamental, onde são aplicados os três importantes domínios do desenvolvimento humano e que incentivam os autistas: a comunicação, a socialização e a imaginação.
Zélia Martins de Oliveira, mãe do autista Guilherme Oliveira, comentou a iniciativa da Semed. ?Com o atendimento especializado ao autismo oferecido pela secretaria, meu filho tem alcançado resultados de melhoria a cada dia, tornando mais fácil a convivência e o relacionamento familiar?, finalizou. Neste ano, as escolas municipais Ruth Rocha, Jandinei Cella e Parque dos Pioneiros foram adaptadas para atender os autistas no ensino regular.
A professora Márcia Ferreira relatou salientou que o desafio é grande, principalmente pela falta de voluntários disponíveis para ajudar, mas ?ao ver o progresso de cada autista, sinto que não tem recompensa maior?.
Como parte da comemoração do Dia Mundial do Autismo, que acontece no próximo dia 2 (quinta-feira), os pais dos autistas participarão da Sessão da Câmara Municipal de Vereadores hoje (31), onde serão apresentados os avanços e os desafios encontrados pelos profissionais e familiares dos autistas....