Governo comemora 10 anos sem aftosa e lança nova campanha
(Idaron) O Governo de Rondônia comemora neste sábado 10 anos sem foco de febre aftosa e lança nova campanha nas instalações do parque de exposições de Ji-Paraná. A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) inicia a 26ª etapa de vacinação para garantir as normas sanitárias no gado rondoniense.
Foram convidados para a festa o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Inácio Afonso; o diretor do Departamento de Saúde Animal do MAPA, Jamil Gomes, além do governador do estado Ivo Cassol, deputados estaduais e federais, senadores, pecuaristas, além dos ex-presidentes da Agência de Sanidade Animal e Vegetal de Rondônia e convidados. Na programação do evento, está prevista uma palestra do médico veterinário Fernando Soares (MAPA/RO), um dos aliados na batalha da certificação de Rondônia como área livre da Aftosa com vacinação.
Para o presidente da Idaron, Augustinho Pastore, sem o apoio dos produtores, o estado não teria vencido a luta contra esta doença silenciosa e que pode prejudicar o agronegócio local. ?Foram 10 anos de luta contra esse mal que é difícil de combater. Mas, com muito esforço e o apoio dos produtores, conseguimos afastar a Febre Aftosa do nosso território. Agora, é manter essa enfermidade longe do rebanho rondoniense. Foi muito difícil para erradicar a Aftosa. Contudo, para ela voltar, basta um descuido?.
VACINAÇÃO - Pastore também destacou os resultados com esta vigilância contra a Febre Aftosa. ?Hoje, nós produzimos mais de 500 mil toneladas de carne por ano e exportamos esta carga para 23 países. Além disso, são 741 milhões de litros de leite, a cada 12 meses, que geram emprego e renda para nossa gente. Esses números representam cerca de 40% de tudo do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Então, devemos continuar com estas atividades de prevenção contra a Febre Aftosa. Uma delas é a vacinação do gado boliviano, já que o país vizinho tem uma fronteira de 1.444 quilômetros com Rondônia. Agora, o próximo passo é certificar o estado como área livre de Aftosa sem vacinação, a exemplo de Santa Catarina, único estado do país com este título?.
A 26ª Etapa de Vacinação contra a Febre Aftosa vai do dia 15 de abril a 15 de maio e os pecuaristas têm até o dia 22 para procurar um dos 75 escritórios da Idaron ou algum dos 14 postos fixos de fiscalização espalhados por todo o estado....