Sine e Seapes registra aumento na colocação no mercado de trabalho
Os nove postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Estado, coordenados pela Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes), por meio da Gerência de Trabalho e Renda, conseguiram colocar no mercado formal de trabalho, nos primeiros três meses deste ano, 1.560 pessoas com carteira assinada, cerca de 10% a mais se comparado ao mesmo período do ano passado. Desde o início do ano, mais de sete mil pessoas se inscreveram nos postos do Sine à procura de emprego.
A informação é do último relatório apresentado pelo Sine, que possui postos de atendimento à população nos municípios de Ariquemes, Jaru, Ouro Preto, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno, Vilhena, Alta Floresta e Rolim de Moura.
De acordo com a gerente estadual do Sine/RO, Silmara Velani, foram disponibilizadas pelas empresas, entre os meses de janeiro e março, 2.269 vagas, 60 a mais do que no ano de 2007.
O crescimento na oferta de vagas demonstra que a População Economicamente Ativa (PEA) de Rondônia, estimada pelo IBGE em 770 mil pessoas entre 16 e 64 anos, tem mais e melhores opções de encontrar uma colocação, inclusive com faixa de renda em torno de R$ 880,00, acima da média da região Norte e superior à das regiões metropolitanas de capitais do Nordeste como Recife, Salvador e Fortaleza.
O número de pessoas encaminhadas em relação ao ano de 2007 também subiu. ?O Sine/RO registrou um salto de 3.916 para 5.712, o que evidencia o bom empenho do sistema, que a cada ano consegue extrapolar as metas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego?, valoriza Silmara.
O secretário titular da Seapes, Marco Antonio Petisco, destaca o trabalho realizado pelo Sine-RO e lembra que o Governo tem prioridade em investir na manutenção do sistema, juntamente com o Ministério do Trabalho e Emprego. ?O nosso compromisso com a manutenção do Sine é cumprido mês a mês. No ano passado todos os postos foram informatizados e receberam mobiliário novo, o que permitiu a melhoria e a eficiência da execução dos serviços prestados?, concluiu Petisco.
...