Ministério da Saúde investe recursos em Rondônia
Após reunião com prefeitos e representantes de 52 municípios de Rondônia, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou na última sexta-feira (03), novos investimentos do Governo Federal na rede de saúde do estado. Entre as medidas anunciadas, estão o fortalecimento das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), o apoio à universalização do SAMU e a construção de Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs 24h). ?Dessa maneira, fortaleceremos a rede de atenção básica no estado, com SAMU regulado e hospitais de referência. As medidas criam uma outra perspectiva na capacidade de atender e resolver as demandas de saúde da população?, disse o ministro.
O Ministério da Saúde também autorizou a ampliação do número de equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) das atuais 42 para 116. Também serão contratados 461 novos agentes comunitários de saúde para fortalecer a atenção primária em Porto Velho (RO). A prefeitura da capital contratará ainda 50 médicos e 51 enfermeiros para reforçar a rede de atendimento. Temporão afirmou ainda que o MS poderá autorizar a implantação de até oito Núcleos de Apoio ao Saúde da Família (Nasf).
O ministro Temporão autorizou a construção de três UPAs 24hs, sendo duas na região metropolitana de Porto Velho (RO) e uma no município de Jaci (RO). As UPAs prestam atendimento 24 horas, integrado ao SAMU 192, e tem o objetivo de desafogar as emergências dos grandes hospitais. Ainda durante o encontro com os prefeitos, o ministro anunciou a ampliação do Teto Financeiro do município de Porto Velho (RO) em R$ 200 mil por mês. Com o aumento dos recursos, será possível atender as demandas da Maternidade Mãe-Esperança e o custeio de quatro unidades de pronto-atendimento que estão sendo finalizadas pela prefeitura.
...