Bueiros de Ji passam por vistoria em busca de morcegos
(Da Redação) Os técnicos da Agência Idaron de Ji-Paraná realizaram durante o último mês uma atividade de praxe e de grande importância para a sanidade do rebanho do Estado. A procura de colônias do Morcego Hematófago (desmodos rotundos), principal transmissor da raiva em mamíferos em 35 bueiros da BR-364, que corta toda a cidade de Ji-Paraná.
De acordo com Luciano Polegario, técnico da Idaron de Ji-Paraná, esse trabalho tem como objetivo controlar a doença por meio da captura e da eliminação da população dos transmissores. Segundo ele a captura é feita de duas maneiras. Uma delas é feita pela fonte de alimento do morcego, onde são montadas redes no local que ele está atacando, os técnicos passam a noite na espera e quando ele é preso pela rede é passada, nas costas do animal, uma pasta vampiricida a base de Warfarina que contamina os outros através da lambida. ?Existe uma portaria do Ibama que libera o controle dessa espécie, que é o principal disseminador da raiva em mamíferos? ressaltou Luciano.
A segunda maneira é procurar as colônias em locais propícios ao abrigo, como explicou o biólogo e técnico da Idaron Espedito Jamerson Tavares. Jamerson disse que, na literatura, os bueiros são lugares onde os morcegos costumam se esconder, porém em nenhum dos inspecionados foi encontrada a espécie procurada.
O produtor que identificar o ataque do transmissor da raiva ou tiver em sua propriedade cavernas, minas abandonadas e grutas, deve informar a Idaron para que façam a captura do Morcego Hematófago e eliminem o perigo de disseminação da doença....