Marcos Rogério quer bloqueteamento mais planejado
O vereador Marcos Rogério (PDT) informou, durante sessão na última terça-feira (7), que está estudando meios para sugerir ao prefeito uma redefinição dos critérios para o programa municipal de bloqueteamento de Ji-Paraná.
Segundo o vereador é preciso estabelecer mecanismos que possibilite igualdade no tratamento com os moradores, não oferecendo o programa de graça para uns e com a pareceria de outros.
Para o parlamentar é preciso definir uma política social com equidade e planejamento. ?É injusto um morador colaborar com cimento ou dinheiro para a pavimentação de sua rua e o outro receber de graça? destacou.
Marcos Rogério destacou a importância do programa, mas deixou claro sua preocupação com a política de distribuição do benefício gratuito para uns e a onerosidade para outros. O parlamentar está estudando o assunto para apresentar uma proposta alternativa ao prefeito, visando democratizar o programa e garantir melhor qualidade de vida para os moradores e valorização dos imóveis da cidade.
INVESTIMENTOS - Marcos Rogério disse que o município possui verbas federais previstas no orçamento da União para investir neste tipo de pavimentação e conta ainda com o programa Pavimentação para Todos, que prevê a parceria entre moradores e Poder Executivo, onde a Prefeitura Municipal fornece o material, o maquinário e a mão-de-obra, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, cabendo aos moradores arcarem com parte do cimento (1/3 do necessário para rejunte).
?Precisamos fazer um esforço no sentido de aplicar esse recurso federal de forma a desonerar os cofres públicos locais, mas, ao mesmo tempo, com a parceria dos moradores, ampliar o número de ruas beneficiadas. Resta saber se o recurso vem carimbado, com locais definidos ou não, para que a prefeitura possa administrar sua aplicação? observou.
Marcos Rogério afirmou ainda que Ji-Paraná ficou com vários pontos que tiveram a pavimentação iniciada e as obras ficaram inacabadas. ?Muitas ruas foram pavimentadas em locais isolados, sem conexão com outra via pavimentada. Temos que mudar isso. Defendo obras continuadas, com planejamento. Quero contribuir com o prefeito oferecendo idéias que facilitem a implementação do programa?, concluiu Marcos....