Seminário expõe panorama agropecuário de Rondônia
Terminou nesta quarta-feira (08) o Seminário ?Compartilhando Responsabilidades das Políticas Públicas para o Setor Primário em Rondônia? realizado nos dias 07 e 08 pela secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), com apoio da Emater. A iniciativa da Seagri, que funciona como fórum permanente da política agrícola do estado, busca levar ao conhecimento dos participantes as medidas adotadas pelo governador Ivo Cassol no sentido de divulgar as experiências realizadas além de integrar as ações do Governo junto aos municípios rondonienses.
O evento contou com a presença do governador Ivo Cassol, do secretário estadual de Agricultura, Carlos Magno, dos secretários municipais de Agricultura de todo estado, gerentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), presidentes de Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural (CMDRS), técnicos da Seagri e de instituições convidadas, dirigentes de associações e cooperativas, dirigentes e técnicos de empresas agroindustriais e produtores rurais.
Durante os dois dias, o seminário explanou sobre os desafios da agropecuária em Rondônia. Para isso abordou vários temas como a importância da inspeção e identificação na qualidade dos produtos da agricultura familiar, programa de aquisição de alimentos e alimentação escolar, política de Assistência Técnica e Extensão Rural, políticas estratégicas para o desenvolvimento da pecuária leiteira e seus resultados, crédito rural como instrumento de desenvolvimento, experiências com sistemas agroflorestais, recuperação de áreas degradadas, licenciamento ambiental e regularização fundiária. ?O objetivo do encontro foi fortalecer as secretarias municipais, buscando parcerias junto às prefeituras na implementação de políticas voltadas ao setor primário e à instituições envolvidas nas diversas cadeias produtivas?, disse Carlos Magno. Assim, foram discutidos novos rumos para a verticalização da produção, sanidade dos produtos agrícolas, inserção dos produtos oriundos do setor no mercado. ?Tudo isso visando favorecer a comercialização e gerar, dessa forma, ocupação e renda de forma sustentável?, finalizou Magno.
...