Fundação Cultural traz Oficina de Museus
> Cerca de 92 pessoas se inscreveram no treinamento, realizado em parceria com a Secel
(Samira Lima) Começou ontem (14), no auditório da Representação de Ensino (REN) de Ji-Paraná, uma oficina de museus. Com duração de três dias, a oficina trouxe representantes do Ministério da Cultura (MinC) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A representante da Secretaria de Estado dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel), Maria de Nazaré Figueiredo da Silva, é a coordenadora de todas as oficinas de museu ministradas em Rondônia. Segundo ela, cada município tem o direito de escolher o tema de sua oficina. Ji-Paraná foi sede de palestras que abordavam o tema ?Ação Educativa em Museus?.
Entre os tópicos abordados no curso estão: teoria e prática da ação educativa em museus; museus, educação e patrimônio ? desafios contemporâneos; antecedentes históricos da relação entre educação e museu; ações educativas nos museus e correntes pedagógicas; programas museus e escolas, museus e professores, museus e comunidades; os museus e o ensino das artes, dos ofícios e das ciências; museu, educação e cidadania: o compromisso social.
A coordenadora afirmou que a oficina, trazida a Ji pela Secel em parceria com a Fundação Cultural de Ji-Paraná (FCJP) será de grande valia para a manutenção do Museu das Comunicações. ?Os assuntos abordados na oficina abrangem toda a atividade de um museu como veículo de educação e cultura, além de funcionar como uma espécie de treinamento para funcionários?, relatou. Estiveram presentes no primeiro dia de oficina pessoas de diversos nichos da sociedade, desde funcionários do museu e da FCJP até professores e universitários.
CORPO DOCENTE - Contando com 92 inscritos, a oficina será ministrada pela mestre em educação e integrante do grupo de pesquisa LEME ? Laboratório de Estudos em Museus e Educação, da Faculdade de Educação de Minas Gerais (UFMG), Greciene Lopes dos Santos, e terminará amanhã (16).
...