Câmara de Ji-Paraná ouve indígenas
A Sessão Ordinária realizada ontem (14) na Câmara Municipal de Ji-Paraná recebeu os representantes da Pastoral Indigenista de Ji-Paraná, as irmãs Maristela e Rose Meire e o Coordenador de Educação Indígena, Zacarias Gavião, que relataram os trabalhos desenvolvidos pela pastoral e expuseram aos vereadores os principais anseios da comunidade indígena local.
O convite aos membros da pastoral, feito pela vereadora Márcia Regina, é concernente às comemorações do dia do Índio que será celebrado no próximo dia 19.
A vereadora ressaltou que a Câmara tem adotado uma postura de dar voz às entidades representativas da sociedade durante as sessões, como forma de aproximar o Poder Legislativo das diversas comunidades e com isso conhecer melhor suas dificuldades e assim conseguir propor com maior propriedade as soluções necessárias.
Para a representante da Pastoral, Irmã Rose Meire, uma das lutas das comunidades indígenas é ter acesso a educação de qualidade para que os povos das diversas etnias participem de forma mais próxima e ativa da elaboração das políticas públicas.
?Hoje os povos indígenas são incluídos nessas políticas como figuras folclóricas e o que pretendemos é participar deste processo como pessoas de conhecimento e que podem contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária?, concluiu.
Zacarias Gavião, coordenador de educação indígena, afirmou que além da valorização da arte e cultura indígena é necessário que a população indígena também conheça as tradições dos outros povos para que haja compreensão e respeito mutuo. ?Temos que conviver com a nossa cultura e com as outras culturas sociais. E só teremos compreensão dessas culturas com conhecimento. Hoje a maioria dos índios não conhecem sequer a Língua Portuguesa e essa é uma grande barreira a ser vencida?, desabafou Gavião.
A vereadora Márcia Regina ao agradecer a vinda dos representantes reforçou o compromisso da Câmara de Vereadores em lutar para que sempre seja respeitado os direitos constitucionais dos povos indígenas e por melhor qualidade de vida das comunidades.
...