Semas de Ouro Preto realiza Conferência do Idoso
A Secretaria Municipal de Ação Social de Ouro Preto do Oeste (Semas) realizou nesta última terça-feira (22) a II Conferência Regional e Municipal dos Idosos. O evento aconteceu no Centro de Treinamento da Emater (Centrer), entre os municípios de Ouro Preto e Ji-Paraná.
Cerca de 200 pessoas participaram da conferência que contou com a presença de autoridades dos municípios de Ouro Preto, Nova União, Vale do Paraíso, além de acadêmicas do curso de Serviço Social do Ceulji/Ulbra (Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná), e representantes de entidades não governamentais.
Os idosos foram recebidos com um café da manhã, e logo em seguida, com o auditório lotado, foi declarado aberta a conferência com a composição da mesa, e apresentações de teatro e capoeira.
DISCUSSÃO - Durante as palestras os idosos se sentiram bem a vontade para fazer perguntas, e também relatar situações em que foram desrespeitados pelo não cumprimento do estatuto do idoso. Entre os principais questionamentos dos idosos estavam a questão do transporte gratuito e moradia.
Pacientemente Deraldo Manoel Pereira, membro do Conselho Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi esclarecendo as dúvidas dos idosos sempre procurando estimulá-los a lutar pelos seus direitos: ?As leis são claras, e cabe a vocês tomarem posse destes direitos e exigi-los?, enfatizou. A outra palestra do dia foi dada pela enfermeira Saúde do Idoso, Gleyze Jeane Teodoro, que abordou o tema: Envelhecimento Fisiológico e DST´s na Terceira Idade.
Para o prefeito Braz Resende a conferência significa um avanço na busca pelos direitos dos idosos: ?Estes idosos devem ser respeitados pela vasta experiência que tem. Além do mais, são amparados pela lei e nós devemos conscientizá-los disto?, avaliou o Prefeito.
OBJETIVOS - O principal objetivo da conferência foi avaliar os trabalhos que são desenvolvidos nos municípios com avanços e desafios: ?As leis existem, mas não são respeitadas. Precisamos lutar pelos direitos dos idosos esperando que os municípios e o Governo Federal continuem fazendo sua parte?, afirmou Francisco Antônio, Secretario de Ação Social de Ouro Preto.
Apesar do local em que foi sediada a conferência estar afastado da cidade, os idosos afirmaram que valeu a pena o esforço: ?eu gostei muito da conferência. Eu participo do trabalho com idosos há anos e vou continuar até o final?, disse a participante Neuza Lemos. Já o idoso Sebastião Raúl entende que o evento foi uma boa oportunidade para esclarecimentos: ?Valeu a pena o esforço, porque, aqui o Dr. Advogado nos esclareceu sobre os nossos direitos. Foi muito bom?, elogiou Sebastião.
O coordenador do Programa do Idoso da Semas de Ouro Preto falou sobre o destino das propostas discutidas durante o evento: ?Foram escolhidos dois delegados de Ouro Preto, um de Nova União e outro do Vale do Paraíso, para levar estas propostas para a conferência estadual e posteriormente para a nacional?, concluiu Genéferson Fagundes.
...