Dengue é mantida sob controle em Ji
(FDR) Ações preventivas e educativas, aliadas à participação da população deixaram Ji-Paraná fora do ranking de cidades com risco de epidemia este ano no Estado. Dados da Divisão de Controle de Vetores registraram uma queda significativa nos casos de dengue no municÃpio. O número de casos notificados este ano foram 285, sendo confirmados 36 casos.
Segundo o diretor de Vetores, Ivo da Sucam, campanhas, passeatas, distribuição de panfletos e anúncios no rádio foram feitos no ano passado alertando a população sobre o problema. Os resultados das campanhas foram positivos e a população ficou mais atenta.
Bairros que no inÃcio do último ano apresentavam Ãndice de infestação predial do mosquito do dengue acima de 9%, este ano estão abaixo de 2%. O levantamento, feito no último mês, aponta que Ji-Paraná apresenta 1,77%, ou seja, a cada 100 casas visitadas, em 1,7 foram encontradas larvas do mosquito transmissor da dengue. Os bairros Novo Urupá e Parque dos Pioneiros estavam com mais de 2% com Ãndice Predial do mosquito, 2,71% e 4,3% respectivamente.
O monitoramento dos Ãndices de Infestação Predial (IIP) pelo Aedes Aegypti é uma atividade de fundamental importância para o direcionamento das ações de controle do vetor e da doença. De acordo com os Ãndices de infestação encontrados, o bairro pode ser classificado de baixo risco (IIP entre 0,1% a 0,9%), médio risco (IIP entre 1,0% e 3,9%) e alto risco (IIP acima de 3,9%) para a transmissão da doença, segundo as normas do Programa Nacional de Controle de Dengue do Ministério da Saúde.
As ações, segundo informou o coordenador do programa de combate à dengue, Ciro Mota, consistem em visitas domiciliares, feitas durante todo o ano, com orientação e eliminação dos focos do mosquito. Combate com o fumacê e UBV, mutirão de limpeza e coleta de pneus em oficinas e quintais são meios usados para controlar a proliferação do Aedes.
...