Trabalho de Pré-natal é otimizado em Ji-Paraná
(Da Redação) A importância do acompanhamento da gestante quanto ao exame de pré-natal foi pauta principal no curso de capacitação ministrado a enfermeiros e técnicos, ocorrido na manhã de ontem (28), no auditório do Hospital Municipal. Ainda no treinamento, os participantes foram instruídos a encaminhar informações precisas ao Ministério da Saúde sobre a evolução do quadro das pacientes gestantes.
De acordo com a coordenadora da Divisão de Educação Permanente da Semusa (Secretaria Municipal de Saúde), enfermeira Sabrina Freitas Marcos, as gestantes devem seguir as recomendações médicas sobre o pré-natal, que deve ser iniciado e terminado no mesmo Centro de Saúde.
?Um dos nossos objetivos nesta capacitação é promover maior integração entre os funcionários no que tange aos cuidados das grávidas?, resume a coordenadora. Segundo ela, ?a gestante precisa conhecer mais sobre a importância do pré-natal?.
Para a enfermeira Francielle Lovo, diretora do Centro de Saúde Dom Bosco, ?a partir desta capacitação poderemos acolher melhor a pessoa e cruzar informações sobre a gestante junto aos órgãos governamentais, conforme instrui o Ministério da Saúde?, finalizou.
IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL - Com os exames médicos realizados no pré-natal, é possível identificar e reduzir muitos problemas de saúde que costumam atingir a mãe e seu bebê. Doenças, infecções ou disfunções podem ser detectadas precocemente e tratadas de forma rápida. O ideal é que as mães iniciem o pré-natal no primeiro trimestre, assim que souberem da gravidez. As consultas e exames permitem identificar problemas como hipertensão, anemia, infecção urinária e doenças transmissíveis pelo sangue de mãe para filho, como a aids e a sífilis. Alguns desses problemas podem causar o parto precoce, o aborto e até trazer conseqüências mais sérias para a mãe ou para o seu bebê.
...