Mais laboratórios para a saúde pública de Ji
(Da Redação) Com o intuito de descentralizar os exames realizados pelos laboratórios do Centro de Saúde L1-Maringá e do Hospital Municipal (HM) e, conseqüentemente, proporcionar maior qualidade e rapidez na prestação do serviço, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) credenciou quatro laboratórios particulares para a realização de exames para a população ji-paranaense. Os quatro laboratórios credenciados estão atendendo a população desde ontem (4).
Os laboratórios Exame, 2 de Abril, São Marcos e Biocenter estão oficialmente credenciados pela Semusa a atenderem as pessoas que fazem uso da rede pública de saúde no município. A pessoa poderá escolher em qual dos laboratórios gostaria de realizar seus exames, desde que tenha em mãos a solicitação feita por um médico da rede municipal.
O secretário de Saúde do município, José Batista da Silva, explicou que somente no último mês de março, os laboratórios do HM, L1-Maringá e Adolpho Rohl realizaram juntos mais de 13 mil exames. De 31 de março, data limite para o credenciamento, até o fim do mês de abril apenas um laboratório estava credenciado a prestar o serviço, em regime provisório. Agora, quatro laboratórios estão aptos a realizarem exames laboratoriais a pacientes da Rede SUS, o que, para Batista, deve promover uma melhora significativa na qualidade do serviço prestado à população, uma vez que os laboratórios terão que disputar os clientes, oferecendo melhor atendimento, qualidade nos exames e rapidez na entrega dos resultados.
GASTOS - Com base em levantamento feito pela Semusa, o secretário explicou que a previsão é que o município passe a gastar mensalmente de R$ 120 a R$ 130 mil somente com exames, somando o que já é gasto com os laboratórios do município e mais os da rede privada. ?Os laboratórios da rede municipal vão continuar fazendo exames. O credenciamento de mais quatro laboratórios particulares é para agilizar ainda mais os diagnósticos de quem procura a rede municipal de Saúde e, assim, imprimir mais qualidade aos serviços prestados à população?, finalizou Batista....