Aulas de violão ajudam no aprendizado escolar
Aulas de violão ajudam no aprendizado escolar
> Um dos problemas enfrentados é a falta de local apropriado às aulas
Há aproximadamente quatro anos iniciou-se o projeto Orquestra em Ação, em Ji-Paraná, que leva aulas de música a alunos de baixa renda em cinco escolas publicas da cidade, com quatro instrumentos diferentes e um coral, sendo eles: percussão, violino, flauta e violão.
As aulas de violão acontecem no perÃodo da manhã na sede da Unir (Universidade Federal de Rondônia), com os alunos da escola de ensino fundamental Jardim dos Migrantes, que não possuem um local disponÃvel no colégio para aprender música e guardar os instrumentos utilizados. A maioria dos alunos são meninas, totalizando 32 alunos, na faixa etária de 8 a 15 anos.
Os estudantes recebem total apoio da famÃlia, segundo o professor Ronaldo Barbosa que está no projeto há dois meses e diz ter se interessado em dar aulas por amor a música. Ronaldo considera o projeto como uma terapia ocupacional que ajuda no aprendizado escolar. ?Se levarem à s aulas a sério os alunos podem se tornar professor de música?, diz.
Os estudantes fazem aula com os violões do projeto, no total 24, que custam entre 200 e 250 reais, esse valor não cabe no orçamento de uma famÃlia de baixa renda, o que dificulta o aprendizado desses futuros músicos. Outro grande problema enfrentado por eles é a falta de um local apropriado para as aulas. A sala onde as aulas são efetuadas não possui energia elétrica, ressalta o professor. (Com colaboração de Natalà Teixeira)
...