Apenados serão ressocializados através do trabalho remunerado
Inserir o apenado novamente na sociedade, este é o principal objetivo do Termo de Cooperação assinado entre a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Ji-Paraná (APAC-JP) e o município. Esta cooperação será essencial para diminuir um dos problemas que mais afligem a sociedade brasileira: O que fazer com a pessoa que agiu de forma ilícita e transgrediu regras no momento em que ela paga sua pena e retoma as funções de cidadão na sociedade?
Inicialmente 20 apenados prestarão serviço à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP). A prestação de serviço será remunerada, a secretaria irá repassar um salário mínimo por apenado à Associação, que transferirá ao trabalhador. A seleção dos apenados ficará a cargo da APAC-JP e SEMOSP. O Termo é supervisionado pelo Juiz Titular da Vara de Execuções Penais, doutor Edwaldo Fantine Junior.
Segundo o Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Assis Canuto, os apenados trabalharão em serviços diversos. Canuto destaca o valor social deste termo para a sociedade e principalmente para os apenados. ?Esta é uma grande oportunidade para a maioria dessas pessoas, a ressocialização. O cidadão a ser tratado com dignidade e respeito recupera-se mais rápido e dificilmente cairá novamente em delito?, afirmou.
Canuto informou que os apenados começam a prestar serviços na SEMOSP ainda neste mês de maio....