Ministério da saúde prorroga até dia 29 vacinação do idoso
(Da Redação) O Ministério da Saúde decidiu prorrogar até o dia 29 de maio a 11ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. Até o momento, 11,1 milhões dos idosos foram vacinados ? o que representa 57,61% da população alvo. Como a meta nacional não foi atingida, o Ministério acordou com as secretarias estaduais e municipais que não atingiram os 80% do público alvo que intensifiquem as mobilizações e atualizem o sistema de informação do Ministério da Saúde até o dia 29 de maio. A meta é imunizar 80% da população com 60 anos ou mais ? o que representa 15,5 milhões de pessoas, de acordo com dados do IBGE. A campanha foi lançada no dia 25 de abril.
?O Governo distribuiu doses suficientes para toda a população idosa e elas continuam disponíveis em todos os estados e municípios que ainda não atingiram a meta. Para aquelas localidades que passam por graves problemas, ou de acesso ou alagamentos, a prorrogação da campanha é fundamental para que alcancemos a meta?, explica a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Maria Arindelita Arruda.
VACINAÇÃO NA CAPITAL - Porto Velho também irá prorrogar o prazo limite para o fim da campanha de vacinação. Agora, os idosos têm até o dia 29 deste mês para se imunizarem contra a gripe. O Objetivo é alcançar o pouco que ainda falta para atingir a meta de vacinação em Porto Velho. Até hoje foram vacinados 17.139 idosos entre as zonas rural e urbana da capital. Isso representa cerca de 78,12% da meta. Entre os vacinados, estão 85 idosos que foram atendidos em seus domicílios pelas equipes de vacinadores da Semusa (Secretaria Municipal de Saúde).
Até o dia 29, os idosos podem encontrar a vacina de segunda a sexta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17:30h. Segundo a Divisão de Imunização da Semusa, faltam apenas 412 idosos a serem vacinados, um número bem menor que o obtido durante o mesmo período pós-campanha do ano passado. Outra constatação é que o próprio idoso e seus familiares estão mais conscientes do benefício da vacina, uma vez que diminuiu consideravelmente o número de internações por complicações da gripe.?Nós conseguimos fazer uma divulgação maior da campanha, mas o fato é que a população está entendendo melhor sobre a importância da vacina e nós esperamos realmente atingir a meta até o dia 29 de maio?, finalizou a chefe da Divisão de Imunização, Goreth Marinho.
...