Assistência técnica vai reunir 200 lideranças em Ouro Preto
Acontece nos próximos dias 29 e 30 de abril no Centro de Treinamento da Emater em Ouro Preto do Oeste o primeiro Seminário Estadual sobre Assistência Técnica e Extensão Rural. Cerca de 200 lideranças de diversos segmentos irão reunir-se em torno do tema ?Consolidando a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) para o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário?.
O objetivo maior do evento é servir como fórum para a formatação de um documento-base, em versão estadual, dentro de uma visão nacional, bem como a apresentação e discussão dos resultados obtidos nos últimos anos pelas diversas entidades que prestam assistência técnica e extensão rural (Ater) em Rondônia. Além da Emater/RO, também realizam este trabalho a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagro), Ulbra, Faro, Uniron, Fimca, Comissão Pastoral da Terra, Projeto Padre Ezequiel, Iepagro e Cootraron.
?A magnitude do evento pode ser avaliada pelo leque de entidades que terão direito a voz e voto durante as plenárias, tais como associações e cooperativas de pequenos produtores, extrativistas, ribeirinhos, quilombolas, seringueiros, colônias de pescadores e representações indígenas?, afirma Marco Antonio Petisco, secretário de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes), que irá fornecer todo o apoio logístico para o encontro, em parceria com a Emater/RO.
Segundo ele, o Governo do Estado investiu nos últimos quatro anos R$ 89,647 milhões em ATER, conseguindo assim atender a um universo de 563 300 beneficiários, organizados em 4.372 organizações sociais assistidas. ?A efetividade destas ações refletiu-se no aumento das safras, na expansão da criação de pequenos animais, da olericultura, piscicultura e apicultura, entre outras atividades produtivas?, afirma Petisco.
As inscrições para o seminário devem ser feitas até quinta-feira, dia 24/04, junto à Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário (DFDA) em Porto Velho, via e-mail (olavo.nienow@mda.gov.br ou andreza.santos@mda.gov.br) ou fax (69 3229 2564 ou 1545).
...