Workshop discute tecnologia e inovação
Empresários do setor madeiro-moveleiro e representantes de várias instituições participaram ontem (24) no auditório ?A? do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (Ceulji/Ulbra), em Ji-Paraná, do 1º Workshop Madeiro-Moveleiro Tecnologia e Inovação, com o tema ?A chave para o desenvolvimento de Rondônia?.Conforme um dos organizadores, Wanderley Marques, do Sebrae, o objetivo do workshop foi debater soluções em tecnologia e inovação para o setor.
Sob organização do Senai e do Sebrae, o evento, além de subsidiar os empresários com informações sobre o cenário atual do mercado, também promoveu um fórum de discussões sobre os problemas da área, visando à elaboração de projetos que promovam o desenvolvimento do seguimento.
Este workshop, conforme Wanderley Marques, é um projeto piloto, que faz parte de um programa maior chamado Tecnologia e Inovação, que visa desenvolver periodicamente um evento voltado a um setor de Rondônia. ?Fizemos um projeto para a área Madeiro-Moveleira, mas estamos analisando a possibilidade de fazer para este ano já, outros eventos direcionados para outros setores?, destacou Marques.
PROGRAMAÇÃO - Na parte da manhã o evento teve início com o consultor de cenários e gestão estratégica da inovação, Cláudio Marinho, com a palestra ?O que essa tal de Inovação pode fazer pelo setor de madeira e móveis de Rondônia?; seguido do consultor do PNUD, Sebrae, Senac, Senai e Fundação Cultural de Tocantins, Lars Diederichsen sobre design; o técnico em processos de fabricação de móveis do Senai do Rio Grande do Sul, Renato Bernardi, sobre o caderno ?Referências em Mobiliário 2008?; e o gestor do pólo moveleiro do Amazonas e atual diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário - Abimovel, João Araújo, com a palestra ?Associativismo como fator de desenvolvimento e resultados?.
Após o almoço, antes do workshop propriamente, o coordenador regional norte do departamento de promoção institucional da Finep, Paulo Resende, falou sobre ?Projetos de pesquisa e inovação tecnológica: uma oportunidade?.
...