Euclides Maciel pede a permanência do PROAF
O deputado estadual Euclides Maciel (PSDB-Ji-Paraná) esteve reunido, na última terça-feira (12), com a secretária de estado da Educação, Marli Cahula, para reivindicar a permanência do Programa de Ajuda Financeira às escolas, o PROAF. O parlamentar pediu também o aumento dos valores repassados às escolas, algo em torno de R$ 2,00 por aluno.
Dados da Secretaria de Educação informam que o PROAF mantém o repasse de R$ 535, 630,00, as escolas do município de Ji-Paraná. O valor repassado a escola é diferenciado e atende a critérios: quanto maior o numero de alunos, maior é o valor que a escola recebe.
Euclides Maciel justifica que o PROAF é importante para que a escola faça pequenos reparos nas instalações elétricas, hidráulicas e a aquisição de pequenas quantidades de material. ?Não podemos admitir que uma escola deixe de funcionar quando queima uma lâmpada ou quando ocorrer problemas menores?, disse.
Para o deputado é preciso desburocratizar a aplicação do PROAF para que a educação tenha um pouco mais de autonomia. Ele enfatiza que os recursos do PROAF devem ser administrados pelas Associações de Pais e Professores (APPS), uma vez que, já ficou provado que esse tipo de gerenciamento tem dado certo.
De acordo com Euclides a centralização do PROAF é um modelo que não deu certo e ?o próprio governador Ivo Cassol (sem partido) já reclamou de aquisições de material, onde a compra gerou problemas por não atender os padrões de qualidade exigidos pele administração?....