MEGAFONE
PROTEÇÃO
O SIPAM e a AROM realizam na próxima terça-feira (19) reunião com os prefeitos dos 52 municípios de Rondônia. Na ocasião, os representantes municipais terão acesso a informações produzidas para que o município conheça sua área, a quilometragem de estradas que possui, por onde passam e como estão seus cursos d'água, qual a condição de seu solo, etc...
DADOS
Esses e outros dados, disponíveis gratuitamente através de parceria com o Sipam, são vitais para que o prefeito consiga planejar e tenha apoio às ações de governo, sobretudo para aprovação de linhas de crédito ou destinação de recursos pelos governos federal e estadual. Programas como SipamCidade (que capacita agentes municipais a lidarem com dados geográficos), Malha Viária (Mapa digital com todas as estradas de Rondônia) e ProBacias (que recupera mata ciliar de rios e igarapés) são exemplos do que será apresentado e poderá ser utilizado pelas prefeituras. Informações e confirmações pelos telefones: (69) 3217-6202/6211.
FRIAGEM
Rondônia vive mais uma friagem. As altas temperaturas serão amenizadas nesse fim de semana em todo o Estado, o que se deve à chegada de uma massa polar, devendo registrar as menores temperaturas do ano até agora. Estima-se mínima de 15ºC na madrugada de sábado, em Vilhena, enquanto no resto do estado as temperaturas devem ficar entre 16°C a 18ºC.
LICENÇA AMBIENTAL
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou quinta-feira que a licença total de instalação da usina hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira (RO), deve ser oficializada até a próxima semana. Além de conceder a licença, o governo federal irá articular com o governador Cassol, para que não haja novas entraves à realização da obra.
BOM FUTURO
Dentre essas negociações, Minc, que deve vir ao Estado na terça-feira, pode trazer uma boa notícia quanto ao entendimento com governo estadual, inclusive propondo a regularização fundiária para as famílias que moram na Floresta Nacional de Bom Futuro. " Provavelmente vai ser desafetada para construir um bairro, e nós vamos ficar com a parte boa da Flona, mais ao norte que são 150 mil hectares e vamos também ficar com a parte da reserva estadual", explicou.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
A definição de políticas públicas para prevenir e reprimir crimes sexuais e abusos contra crianças e adolescentes em Rondônia será debatida pela Assembléia Legislativa do Estado no próximo dia 19 - como atividade complementar do ?Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes?, instituído na véspera, 18 de maio.
...