PolÃcia Federal e Ibama prendem advogado por crime contra animais silvestres
A PolÃcia Federal e o IBAMA prenderam em flagrante na última quinta-feira (15), o advogado Hermenegildo Lucas da Silva pelos crimes de ter em cativeiro espécies da fauna silvestre sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, dificultar a ação da fiscalização ambiental e desacato.
Hermenegildo foi objeto de fiscalização conjunta do Ibama composta por 04 fiscais e da PolÃcia Federal composta por 01 Delegado e 04 Agentes no sentido de averiguar a regularidade do seu plantel de pássaros registrado perante o Ibama. Na chegada das equipes, ele tentou impedir a entrada dos servidores sob a alegação de ausência de mandado judicial. Entretanto, após 1 hora de impasse, as equipes lograram adentrar na sua residência, onde também ficava instalado o plantel.
Na oportunidade, foram encontrados 49 pássaros sem anilha, alguns oriundos da Mata Atlântica e alguns exóticos, 07 com indÃcios de falsificação de anilha e 06 com anilha que não constavam no seu plantel. Dos 64 pássaros cadastrados no plantel de Hermenegildo, apenas 20 estavam regulares.
Antes de os servidores do Ibama e da PolÃcia iniciarem os atos de fiscalização, o advogado, em tom agressivo, ameaçou um Analista Ambiental do Ibama presente no local, motivo pelo qual foi dada voz de prisão também por desacato.
Hermenegildo já responde a outro Inquérito Policial na PolÃcia Federal por falsificação de anilhas e falsidade ideológica. Ele tem advogado fortemente em defesa dos criadores que possuem pássaros apreendidos por irregularidades. Ao final, o advogado pagou fiança e deve responder o processo em liberdade....