Meningite bacteriana mata bebê em Alta Floresta
(Da Redação) Uma criança de apenas cinco meses de vida faleceu na última sexta-feira (8), vítima de meningite bacteriana. O fato foi confirmado pelo setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Alta Floresta. O caso aconteceu na Avenida Rio de Janeiro, no Bairro Cidade Alta. Logo após constatar a doença, a Vigilância Epidemiológica manteve contato com todas as pessoas que estavam próximas à criança. Em seguida, estas pessoas foram medicadas e mesmo após exames não diagnosticarem a presença da doença, estão sendo acompanhadas pelos servidores da saúde.
De acordo com servidores da vigilância epidemiológica, outra criança de nove anos também foi infectada pela doença. Apesar de as crianças serem moradoras do mesmo bairro, os funcionários não constataram se houve ou não a transmissão da meningite. A criança de nove anos foi transferida para Ji-Paraná e seu estado de saúde é estável.
Segundo os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Alta Floresta, a meningite bacteriana é uma inflamação das meninges provocada por bactérias. Os sintomas precoces mais importantes de uma meningite são febre, dor de cabeça, rigidez do pescoço, dor de garganta e vômitos. Esta doença só pode ser transmitida por vômitos ou espirros, não sendo transmitida pela respiração.
TRATAMENTO - Para o tratamento, os funcionários informaram que o Estado dispõe de medicamentos para conter a doença, mas no caso da criança de cinco meses, isto não foi possível, tendo em vista que a criança já apresentava outros problemas de saúde, e com a meningite, o estado de saúde do bebê foi agravado....