Árbitro rondoniense é suspenso
A interferência da emissora de televisão que detém os direitos de transmissão da Copa do Brasil no jogo entre Goiás e Fluminense, disputado no estádio Serra Dourada, rendeu punições ao árbitro rondoniense Arnoldo Vasconcelos Figarela e o delegado da partida Antonio Gomes da Silva, e tudo porque ambos resolveram ?acatar? ordens do Sistema Globo de Televisão.
No julgamento realizado na terça-feira no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), a Segunda Comissão Disciplinar suspendeu o árbitro rondoniense e o delegado da partida por 60 dias (pena mínima para o caso), inclusos no Art. 273 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), por excesso ou abuso de autoridade.
A partida da Copa do Brasil ocorreu no último dia 30 de abril. Apesar de o Estatuto do Torcedor prever medidas para beneficiar o público presente aos estádios, inclusive com punições previstas no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) para clubes que se atrasem para entrar em campo, o árbitro Arnoldo Vasconcelos Figarela preferiu atender a um pedido da emissora que transmitiu a partida.
Conforme relato do próprio árbitro na súmula, o jogo teve início com dez minutos de atraso em relação ao horário oficialmente programado. Segundo Arnoldo, tal atitude foi feita por solicitação do delegado da partida, Antonio Gomes da Silva, ?em virtude de pleito formulado pela emissora de TV para adequar o horário do jogo à grade de programação da emissora?. (Com informações do site www.futeboldonorte.com)...