Uso de airbag diminui mortes no trânsito
(Josedete Calandrelli) Uma nova esperança de diminuição de mortes em acidentes de trânsito. É o acessório airbeg que comprovadamente ajuda a salvar vidas no trânsito. A nova lei que foi aprovada recentemente pelo presidente da República, obrigando todos os carros a saírem das fábricas com o equipamento, sem dúvida pode reduzir os números de mortes, já que o Brasil está entre os Países com maiores índices de vítimas fatais em acidentes de trânsito.
Em conseqüências dessa elevada taxa de mortalidade, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada revela que a situação causa um prejuízo aos cofres públicos da ordem de 22 bilhões de reais por ano. São custos médicos, custos com perdas em produção, previdência social, despesas com o seguro e com emergências.
Segundo o Professor mestre do curso de direito Thiago Matheus ?a vitima de lesões tem direito a receber o reembolso das despesas médico-hospitalares, o problema é que o paciente teria que pagar primeiro o hospital e depois pedir o reembolso?. O advogado frisa que o seguro obrigatório (DEPVAT), deve cobrir as despesas, mas só depois de ser comprovadas por meio de notas fiscais. Em caso de invalidez a vítima pode ser indenizada, já em caso de morte, um beneficiário recebe a indenização pelo óbito.
Mas como se sabe o acessório não vai resolver o problema sozinho. A primeira mudança deve surgir do motorista, dirigir com responsabilidade e respeitar ao Código de Trânsito Brasileiro, além de usar o cinto de segurança.
Realmente o balão de ar é muito resistente, em caso de acidente amortece o choque, evitando que o motorista e passageiros sofram danos físicos principalmente no rosto, peito e coluna. O preço do equipamento gira em torno de R$ 2.000,00, porém esse valor pode ser reduzido, pelo fato de ser obrigatório em todos os veículos. Vai haver aumento na demanda de fabricação e muita concorrência entre as fábricas....