Obras das Hidrelétricas de Jirau estão paralisadas
(Da Redação) As obras da usina Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira, estão paralisadas, segundo informações da Agência Estado. De acordo com uma fonte não revelada pela agência, foi estabelecido um prazo máximo de três dias para que o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) entregue a licença de instalação definitiva da usina.
As obras foram suspensas porque expirou, à zero hora da última terça-feira (19), a licença de instalação provisória concedida em novembro pelo Ibama, para que a empresa Energia Sustentável do Brasil iniciasse a instalação do canteiro de obras.
A principal pendência para a emissão do documento é o aval do governo de Rondônia, e segundo a Agência, Estado essa questão deverá ser solucionada hoje (21), quando o ministro do Meio Ambiente Carlos Minc for para Rondônia anunciar a permanência de 5 mil famílias na Floresta Nacional (Flona) do Bom Futuro.
USINAS - As usinas hidrelétricas do rio Madeira, Santo Antônio e Jirau são grandes projetos de engenharia e arquitetura moderna e fazem parte de um plano para o desenvolvimento sustentável da região, integração nacional e para a melhoria de vida das populações de Rondônia, Acre, Amazonas e Mato Grosso.
Atualmente, o parque gerador de Rondônia conta com uma oferta de aproximadamente 800 MW. Com a construção das usinas de Santo Antônio e Jirau serão mais 6.450 MW colocados no mercado, e com a construção de linhas de transmissão para o Acre, Amazonas e Norte do Mato Grosso, será possível a conexão com o Sistema Interligado Brasileiro....