Biblioteca possui mais de 30 mil livros
> A população de Ji-Paraná loca aproximadamente 2.075 livros por mês
(Samira Lima) A população de Ji-Paraná conta com um grande aliado da educação. A biblioteca municipal, localizada na avenida Transcontinental, tem atualmente em seu acervo mais de 30.000 livros, divididos entre a seção de didáticos e infanto-juvenis. A parte de literatura não foi contabilizada pelos funcionários, tamanha a quantidade de livros nesta divisão.
A chefe da biblioteca, Edna Raimunda Santos Moscoso, informou que grande parte dos livros que estão na biblioteca são frutos de doações. ?Várias pessoas doam livros para nós. Quando recebemos algum item que já existe em quantidade suficiente e nosso acervo, nós o repassamos para a biblioteca de alguma escola municipal?, explicou.
Segundo ela, por mês, são locados aproximadamente 2.075 livros. ?Estas locações se dividem entre pessoas que vêm até a biblioteca e fazem suas pesquisas escolares e leitores que dão preferência a livros de literatura e os levam para casa por um determinado prazo?, afirmou.
A biblioteca, que funciona de segunda a sexta-feira das 7:30 às 18 horas e no sábado das oito às 12 horas, não é fechada durante o horário de almoço. ?Sempre temos funcionários disponíveis, inclusive pessoas formadas em biblioteconomia. Nossa intenção é atender bem o leitor, para que ele sempre retorne e se torne um cidadão culto?, relatou.
CARTEIRINHA ? As pessoas interessadas em se cadastrar na biblioteca devem se dirigir até o local munidas de duas fotos 3x4, comprovante de residência, carteira de identidade e CPF ou certidão de nascimento. Edna alerta que existe um serviço de cobrança dos livros. ?Antes, perdíamos muitos livros por causa de pessoas que não faziam a devolução, por isso contratamos uma espécie de cobrador, que vai até a casa das pessoas e recupera o livro?, finalizou, complementando que o comprovante de residência deve estar no nome do próprio locador ou dos responsáveis.
...