Estudo pode mudar trânsito em Ji-Paraná
(Da Redação) Com o objetivo de diminuir o número de acidentes e tornar o trânsito de Ji-Paraná mais seguro, o Detran (Departamento de Trânsito) está realizando estudo no município para apresentação de um projeto que será colocado em prática pela Prefeitura Municipal. O prefeito José de Abreu Bianco (DEM) esteve na manhã de ontem (21) com o engenheiro do Detran, Luiz Cláudio de Oliveira Ramos, responsável pela realização deste trabalho.
Segundo Bianco, as questões relativas ao trânsito de Ji-Paraná reúnem atualmente o maior número de reclamações da população, mas é necessário lembrar que este problema é um ?fenômeno mundial?.
?Solicitamos ao diretor do Detran, Joarez Jardim, a realização deste levantamento, que deverá ficar pronto em meados do próximo mês. Com o projeto pronto, sairemos em busca de convênio com o Estado e até mesmo com a União para realizar a sua implantação. É necessário esclarecer que temos no município uma frota de mais de 50 mil veículos. Para cada 2,5 habitantes há um veículo, sem falar das bicicletas. É uma das médias mais altas do país?, explicou o prefeito.
Bianco comentou ainda que em um estudo realizado pela EMTU (Empresa Municipal de Transportes Urbanos) constatou-se que, em média, passam pela ponte do Rio Machado 43 mil veículos por dia, sendo que destes, 19 mil são motocicletas.
TRÂNSITO NO ESTADO - De acordo com o engenheiro Luiz Cláudio, o Detran já realizou este levantamento em Vilhena e Cerejeiras, e a próxima cidade será Cacoal. ?Temos um compromisso com o Denatran de diminuir o número de acidentes no Estado. Há três anos o nosso índice era 8,4 por frota, precisamos chegar a 5,2 até 2010. Vilhena é a cidade com maior número de acidentes?, disse.
Em Ji-Paraná, o levantamento foi iniciado pelo Segundo Distrito. Bianco pediu atenção especial para a Avenida Brasil e bairro BNH. Na próxima semana, deverá ser iniciado o estudo no Primeiro Distrito....