Detran realiza Dia D contra acidentes em Ji
(Da Redação) O Detran (Departamento Estadual de Trânsito), por meio da Coordenadoria de Educação de Trânsito de Ji-Paraná, quer provocar uma mudança de comportamento nos motoristas. No último sábado (23), o Detran realizou o Dia ?D? de Enfretamento aos Acidentes de Trânsito, campanha que mobilizou alunos, pais e professores de nove escolas públicas do município e realizou blitz educativas, com distribuição de panfletos, pit stop e uma simulação de acidente, realizada pelo Corpo de Bombeiros.
A programação teve início às oito horas e contou com a presença do diretor-geral do Detran, Joarez Jardim, os deputados Jesualdo Pires (PSB), Euclides Maciel (PSDB), o secretário de Educação Vanderlei Coopeji representando o prefeito José de Abreu Bianco (DEM) e a direção da EMTU (Empresa Municipal de Transporte Urbano).
O diretor-geral do Detran, Joarez Jardim, disse que a conscientização ainda é a maior arma para reduzir as estatísticas de acidentes no trânsito e a educação deve ser permanente. ?A responsabilidade de diminuir o índice de acidentes é de cada pessoa. Sempre estamos levando informações sobre o trânsito, principalmente aos alunos das escolas, que se tornaram parceiros do Detran, multiplicando o que tem aprendido?, destacou.
Uma das programações que chamou a atenção dos passantes foi a da simulação de acidente, realizada no trevo da Vila Jotão. A simulação deixou muitas pessoas assustadas, pois quem passava pelo local imaginava que havia acontecido um acidente real. A funcionária pública Zélia Ferreira levou um susto ao ver a movimentação. "Pensei que fosse um acidente de verdade. Ações como essa chamam a atenção de quem passa e nos faz refletir sobre o nosso comportamento no trânsito", disse.
EDUCAÇÃO - Para a estudante do Ensino Médio da escola estadual José Francisco, Katiele da Silva Santos, as palestras são válidas para o dia-a-dia, para que exista o respeito à lei, à solidariedade no trânsito e o cuidado com o pedestre e com as crianças. ?Com a palestra aprendemos sobre leis, primeiros socorros e assuntos que não são abordados em sala de aula?, afirmou.
As palestras foram ministradas pela equipe do Senac, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal a estudantes das escolas estaduais, JK, Janete Clair, Júlio Guerra, Aluisio Ferreira, Marechal Rondon, José Francisco, Rio Urupá, Lauro Benno e a escola municipal Almir Zandonadi. Temas como: crimes de trânsito, primeiros socorros, preservação do local de acidente, direção defensiva e perigos no trânsito a caminho da escola foram abordados no Dia D. Devido ao sucesso das ações, as atividades do Dia D deverão ser estendidas a outros municípios....