Desembargador suspende decisão que afastava Ivo Cassol do cargo
Há exatas vinte e seis horas depois de ser afastado pela Justiça Federal de Rondônia, do cargo, sob a acusação de compra de votos,o governador Ivo Cassol se antecipou a ciência da decisão proferida em Porto Velho pelo juiz Federal substituto da Segunda Vara Federal, Flávio da Silva Andrade, e recorreu da sentença em Brasília.
E na noite desta sexta-feira, 29,, o desembargador federal Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, suspendeu imediatamente os efeitos da decisão do juiz Flávio Andrade e devolveu o cargo a Cassol.
O advogado do governador, Eduardo Ant.ônio Lucho Ferrão, argumentou em sua defesa, que o Estado seria prejudicado pelo afastamento do chefe do executivo e alegou, ainda, o que este Rondonoticias já havia antecipado: a Lei de Improbidade Administrativa não alcança agentes políticos como governadores e prefeitos.
A antecipação recursal, prolatada por Tourinho, no entanto, abrangeu apenas o governador, sendo mantida para os demais envolvidos.
O juiz substituto da Justiça Federal de Rondônia, Flávio Andrade, de uma só canetada, afastou das funções os delegados da Polícia Civil, Renato Eduardo de Souza e Hélio Teixeira Lopes Filho e dos agentes policiais Gliwelkison Pedrisch de Castro e Nilton Vieira Cavalcante. ...