OAB de Rondônia discute questão ambiental em São Paulo
O Conferencista, Werner Grau Neto, sócio do maior e mais tradicional escritório de advocacia de São Paulo, em sua participação no Grito da Amazônia contra o aquecimento Global afirmou ao representante da OAB Rondônia, que a seção da OAB de São Paulo tem o maior interesse em se reunir com a instituição aqui de Rondônia para discutir as questões ambientais amazônicas, em especial as do nosso estado que têm um aspecto peculiar mesmo dentro do ambiente amazônico.
Werner Grau afirmou ainda que quando for marcada a reunião, ?Nós viremos até aqui, pois entendo que é uma questão da maior relevância e que nós devemos estar presentes, oferecendo assim a possibilidade de contarmos com mais advogados aqui da região?, sublinhou.
Em sua conferência o advogado especialista em questões ambientais falou sobre como um grupo de advogados especialistas em direito ambiental está tentando antecipar as questões que ora são colocadas ao mundo e que ainda não têm legislação, ou mesmo um entendimento definitivo. E foi contundente quando rebateu que ?Vamos parar de ouvir o que alemão diz, o francês diz, o canadense diz, o americano diz, eles não tem mais florestas. Vamos criar as nossas premissas. Nós temos a maior floresta, nós podemos falar com propriedade? destacou.
A nossa matriz criação de gases do efeito estufa é diferente de todas as outras do mundo, logo as regras para países industrializados são diferentes das nossas. Para se combater o aquecimento global é preciso criar estímulos econômicos. ?As árvores só permanecerão em pé se houver algum estímulo econômico para isso?, sublinhou Werner.
Depois encerrou sua palestra falando de um caso específico que seu escritório está tratando, onde um hotel vai investir 15 milhões de dólares para a preservação de um parque na Amazônia, para que haja fiscalização e manutenção durante 10 anos. Em troca seus clientes vão optar em colaborar espontaneamente com 10 dólares, para o projeto de preservação. Werner falou ainda da forma que o Hotel encontrou para diluir o risco abrindo o projeto à participação de instituições do mercado financeiro.
Um modelo onde o que há de melhor no capitalismo de mercado está servindo a causa da preservação ambiental.
...