Laerte pede liberação dos recursos para BR 429
Laerte pede liberação dos recursos para BR 429
O prefeito de Alvorada do Oeste, Laerte Gomes (PR), passou a última semana em Brasília, denunciando o péssimo estado de conservação da BR 429, que está deixando um número aproximado de 150 mil pessoas vivendo praticamente no isolamento, por causa das questões burocráticas que envolvem há anos as obras de asfaltamento da rodovia, que atende os municípios de Alvorada do Oeste, São Felipe, São Miguel, Seringueiras e Costa Marques.
Laerte esteve em Brasília realizando reuniões, e mostrando que a única solução é a liberação dos recursos empenhados através de emendas da bancada federal de Rondônia junto ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) para dois trechos. O primeiro é de 17 quilômetros, ligando o asfalto, que acaba próximo ao distrito de Tancredopolis, ao município de Alvorada, e que já tem liberado R$ 22 milhões desde 2006, mas não foi fem frente por conta de um parecer do TCU. Laerte então, propôs que o DNIT deve assumir a parte fiscalizatória, liberando o projeto.
O segundo processo refere-se a 40 quilômetros de asfalto a partir de Alvorada, e que já teria liberada emendas de até R$ 55 milhões, mas novamente a obra esbarrou, desta vez em problemas ambientais.
ABANDONO ? Laerte denunciou ainda que uma ponte sobre o Rio Muqui, feita em concreto, pode se perder com a ação do tempo em razão do abandono, pois enquanto o asfalto não chega, a estrutura fica no meio do mato, aguardando o término. O prefeito alerta que os recursos para a realização do aterro de 200 metros também já estão alocados no mesmo projeto de pavimentação dos 17 quilômetros que faltam para interligar Alvorada ao asfalto. ?Caso não haja liberação destes recursos, corremos o risco de perder até mesmo o que já foi feito?, observou, o prefeito Laerte que fez questão de elogiar o empenho dos senadores Expedito Junior (PR-RO), Valdir Raupp (PMDB-RO) e Fátima Cleide (PT-RO), e dos deputados federais pelo empenho para ajudar o asfaltamento da BR-429.
...