Promec leva tratores a 52 municípios
(Da Redação) O Governo de Rondônia iniciou este mês os serviços do Programa de Mecanização (Promec), que viabiliza a mecanização agrícola nas pequenas propriedades. De três a 10 de junho, 16 municípios deram início às atividades. Para 2009 estão previstas ações em 41 municípios. Levar ao agricultor familiar mais facilidade na mão-de-obra com aumento de sua produção é uma das prioridades do governo estadual no desenvolvimento do setor agropecuário. Com interveniência da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), o Promec tem sido um dos grandes responsáveis pelo crescimento econômico-produtivo no estado.
A execução da atividade está sob responsabilidade da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) e, até o ano passado, foram beneficiados 85.934 pequenos agricultores rurais nos 52 municípios do estado. Para este ano estão previstos o trabalho de 124.500 horas/máquinas, das quais 90.500 h/m em tratores esteira contratados, 4.000 em retroescavadeira e 30.000 e trator esteira próprio, para atender 24.900 agricultores.
Segundo Francisco Evandro ?11 municípios já foram beneficiados em 100% dos seus agricultores?. Em 2009, dando continuidade aos serviços, serão beneficiados 41 municípios. O gerente do Promec enfatiza ainda que todo esse benefício está sendo oferecido a custo zero para o agricultor; ?A única coisa que o agricultor oferece em contrapartida é alimentação para o operador da máquina?, disse. Essa ação é, sem dúvida, de grande valia para o pequeno agricultor, pois muitos não teriam recursos financeiros para pagar as horas da máquina para trabalharem em suas áreas.
...