Caminhada marca enfrentamento da violência ao idoso em Ji
(Da Redação) A manhã de ontem (15) foi marcada por atividades físicas e caminhada acompanhada de um apitasso pelas principais ruas do centro de Ji-Paraná. A atividade foi realizada por ocasião do Dia Mundial de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa.
A caminhada foi organizada pelo Pasi (Programa de Atenção à Saúde do Idoso), ligado à Semusa (Secretaria Municipal de Saúde). Pelo menos cem idosos participaram da caminhada, que saiu da praça em frente ao Teatro Dominguinhos, passando pela Avenida Marechal Rondon, Rua Almirante Barroso e retornando à praça do Teatro.
O Pasi atende em Ji-Paraná mais de oito mil idosos, sendo que cerca de 150 deles participam da atividade de hidroterapia, que é realizada em piscina aquecida, quatro vezes por semana. Além dessa atividade, os idosos recebem palestras educativas, visitas domiciliares, agendamentos de consultas, exames, entre outros.
VIOLÊNCIA - São nas visitas domiciliares que as denúncias de maus tratos, como cárcere privado, estelionato, ameaça e racismo são recebidas pela equipe do Pasi e encaminhadas ao Ministério Público.
De acordo com a coordenadora do Pasi em Ji-Paraná, Maria Aparecida Ribeiro, somente este ano já foram registrados três casos de violência contra idosos. Em maio último, o Pasi fez 10 anos de implantação em Ji-Paraná, sendo a única cidade de Rondônia que mantém o programa....