Vacinação contra a pólio começa amanhã
> A transmissão da pólio acontece quando fezes infectadas entram em contato com a boca
(Da Redação) A Semusa (Secretaria Municipal de Saúde) de Ji-Paraná realizará amanhã (19), na Unidade de Saúde da Mulher (BNH Mulher), localizado no bairro BNH, às 9 horas, o lançamento da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. Na ocasião, o Zé Gotinha, símbolo da Campanha contra a pólio, distribuirá doces para as crianças.
A meta da Divisão de Imunização da Semusa este ano é a de vacinar nove mil crianças de zero a quatro anos, 11 meses e 29 dias, número que corresponde a 95% da população do município nesta faixa etária.
O município disponibilizará a vacina contra poliomielite em todas as unidades de saúde e em postos de vacinação espalhados pelos bairros, nas associações de moradores, igrejas, mercados, entre outros. No total, serão montados 46 pontos de vacinação no município.
A meta do Ministério da Saúde é imunizar 17 milhões de crianças nos postos de vacinação espalhados por todo o Brasil. Nessa primeira etapa da campanha, o material de divulgação resgata a figura do Zé Gotinha ao lado de bebês e crianças. O slogan desse ano é: "O seu filho quer duas gotinhas da sua atenção".
PARALISIA INFANTIL - A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil ou pólio, é uma doença causada pelo poliovírus, que geralmente ataca as crianças. A transmissão acontece quando as fezes infectadas entram em contato com a boca. Em casos raros, o contágio acontece também pelo ar. O vírus da pólio se desenvolve na garganta ou no intestino e é disseminado pela corrente sangüínea. A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Luiza de Marilac, explica que "o vírus, ao chegar no sistema nervoso central, ataca os neurônios e provoca a paralisia dos membros inferiores e superiores. Nas ocorrências mais graves, as pessoas infectadas podem até morrer". Em alguns casos, a doença também pode ser encontrada em adultos.
A campanha deve mobilizar cerca de 340 mil pessoas, entre profissionais de saúde e voluntários, em 117 mil postos de vacinação. Foram adquiridas 26,6 milhões de doses da vacina contra a poliomielite, totalizando um investimento de R$ 10,1 milhões. "Para transportar as equipes de vacinação, estarão disponíveis 42,8 mil automóveis, 588 embarcações e quatro aeronaves, essenciais ao trabalho em áreas de difícil acesso, como na Amazônia", afirmou a coordenadora. A campanha nacional custará, ao todo, R$ 6,2 milhões....