Concurso de redação do Senado movimenta escolas de Rondônia
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Programa de Desenvolvimento do Ensino Médio/Gerência de Educação (PDEM/GE/Seduc) é responsável pela divulgação do concurso no Estado de Rondônia. A iniciativa será desenvolvida em três etapas. A primeira, realizada nas escolas, envolvendo todas as turmas do 2º e 3º anos do Ensino Médio. Os professores escolherão uma redação por turma, que serão julgadas por uma comissão constituída pela direção da escola. O melhor trabalho representará a escola, sendo enviado à Seduc até o dia 28 de setembro.
Por sua vez, uma Banca Julgadora Estadual, formada por uma comissão técnica da Secretaria de Educação, se encarregará da segunda etapa, selecionando, entre todas as redações encaminhadas pelas escolas, uma que representará o Estado. A redação escolhida será enviada para a Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal.
Caberá ao Senado a finalização do processo em sua terceira etapa. Uma Comissão Julgadora Nacional, composta por integrantes do Senado Federal, Ministério da Educação (MEC) e Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) apontará as redações classificadas nas três primeiras colocações.
O aluno vencedor será convidado para viagem à Brasília, acompanhado de um responsável, do diretor da escola e do secretário de educação de seu Estado, com despesas de transporte, hospedagem e alimentação pagas pelo Senado Federal. A premiação será composta por kits para o acervo da biblioteca escolar e cinco (5) microcomputadores ? um para o aluno e quatro para sua escola. Quanto ao segundo e terceiro colocados, a premiação consiste de dois microcomputadores ? um para o aluno e um para sua escola ? e também o kit para a biblioteca, só não mantendo o direito de levar acompanhantes. ...