Ciclista ji-paranaense é destaque em Cuiabá
Marcando a 29ª prova de Ciclismo Olímpico, no último fim de semana, na cidade de Cuiabá foi realizada a clássica Volta Ciclística da Chapada dos Guimarães, que teve como vice campeão na categoria Master o atleta jiparanaense Toninho Vilela. A prova é uma realização da Federação Mato-grossense de Ciclismo, coordenada pelo seu presidente Manoel Lima, que deu total apoio ao atleta rondoniense. A competição ciclística é uma das mais tradicionais e antiga do centro-oeste brasileiro, participaram desta, atletas de São Paulo, Campo Grande, Ceará, Goiânia, Rondônia e de Mato Grosso, No total largaram para esta prova 115 atletas. Com um percurso de 70 quilômetros, a competição teve sua largada na sábado, em Cuiabá e com chegada na cidade de Chapada dos Guimarães.
No domingo os ciclistas seguiram em direção a cidade de Campo Verde, pela nova rodovia MT 251, num percurso de 65 quilômetros, perfazendo um total de 135 quilômetros de competição realizado em dois dias de muito pedal. Num trecho onde tem mudança de altitude com 836 metros no seu topo, a serra da Salgadeira, localizada a noroeste da cidade de Chapada, foi uma das mais dura da competição. Para Toninho Vilela, a competição serviu como preparação para disputar o Campeonato Brasileiro da modalidade que será realizada em setembro próximo, na cidade de Macapá (AP). Por ter completando a prova em segundo lugar em sua categoria, Toninho foi bonificado com 55 pontos no ranking nacional. Contudo, mais uma vez o atleta lamenta a falta de apoio, principalmente da Federação Rondoniense de Ciclismo que até a presente data está abandonada e o atleta corre o risco de não poder competir por Rondônia por falta de inscrição junto a Confederação Brasileira de Ciclismo.
O atleta disse ainda, que após o término da competição, foi procurado pelo presidente da Federação de Ciclismo do Mato Grosso, que sabendo da situação que se encontra o descaso com o ciclismo rondoniense, lhe propôs que o mesmo seja filiado por aquela federação. Caso isso ocorra, Rondônia perderá mais um atleta de alto nível. ?Fui o único ciclista rondoniense a chegar ao topo do ciclismo nacional, desde quando foi criado a Confederação Brasileira de Ciclismo. As informações são do site nolancenet.
...