Semed realiza IV Seminário de Educação Inclusiva
(Da Redação) Foi iniciado na manhã de ontem (30), em Ji-Paraná, o IV Seminário de Educação Inclusiva, Direito à Diversidade. O evento, que segue até sexta-feira (3), está acontecendo no auditório do Hotel Maximus e reúne representantes dos 18 municÃpios que fazem parte do pólo de educação inclusiva. O seminário é uma realização da Semed (Secretaria Municipal de Educação), com apoio do MEC (Ministério da Educação).
Segundo a coordenadora de Educação Inclusiva do municÃpio, Maria CecÃlia Correia de Souza, ?o objetivo do evento é construir uma escola para todos, onde não existam mecanismos de seleção ou discriminação, para o acesso, permanência e a continuidade de estudos de todos os alunos?. Para tanto, a Semed tem desenvolvido várias ações na área de educação inclusiva. Ela explicou que no ano de 2003 foi iniciado o movimento de Educação Inclusiva no Brasil, e para que a Secretaria de Educação Especial e o MEC pudessem garantir o acesso e a permanência de todas as crianças, jovens e adultos portadoras de necessidades especiais nas salas de aula, freqüentando o sistema regular de ensino, dividiu-se o Brasil em vários pólos.
Em 2004, Ji-Paraná iniciou a sua participação no Programa de Educação Inclusiva, tornando-se pólo de 18 municÃpios rondonienses. Nasceu daà a parceria do municÃpio com o MEC, que desde então proporcionam atendimento a alunos com necessidades especiais em classes comuns da rede regular de ensino.
EDUCAÃÃO ESPECIAL - Segundo informações do Secretário de Educação, Vanderlei Nunes, atualmente estão sendo atendidas nas salas de aula inclusivas da rede Municipal, crianças com deficiência intelectual, com surdez, com deficiência visual, autismo e com altas habilidades, totalizando mais de 100 alunos.
?A realização deste seminário é mais uma ação da Semed que tem como objetivo capacitar mais educadores para que possam realizar satisfatoriamente o trabalho de educação inclusiva no municÃpio?, comentou Vanderlei. Serão abordados no seminário temas como ensino de libras, inclusão do aluno com deficiências múltiplas no ensino comum e outros.
Atualmente o municÃpio disponibiliza diversas salas de educação inclusiva instaladas em escolas da rede pública e na Semed. São salas com recursos multifuncionais e material pedagógico especial. De 2007 a 2009 vários cursos à distância foram implantados para professores e alunos com necessidades especiais, com apoio de diversas universidades brasileiras. Além dos cursos, a Semed viabiliza a realização de seminário e workshops, como também a formação de professores instrutores da LÃngua Brasileira de Sinais.
...