23% da frota de Ji está irregular
(Da Redação) Estimativas do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) indicam que 11.354 mil condutores de Ji-Paraná podem ter o carro apreendido se forem parados em blitzes ou quando se envolverem em acidentes. Todos têm pendências com impostos, como o licenciamento, Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), seguro obrigatório ou multas. De acordo com o chefe da 3ª CIRETRAN, Antônio Pires, dos 52 mil veículos cadastrados no Município, 23% tem pendências.
Em todo o Estado, este índice é um pouco maior. 24.68% (111.685) da frota, que é de 452.484 estão com impostos atrasados. Ji-Paraná está no 23º lugar no ranking do Estado. O município com maior número de inadimplência é Cujubim, com 40,40% da frota irregular.
Somente em Ji-Paraná, são cerca de 450 novos veículos em circulação por mês, fato que favorece a inadimplência, em conseqüência da facilidade de compra de veículos. No mês de março deste ano, foram vendidos 316 motos e 211 carros.
Com a queda da arrecadação, o prejuízo é do Município e do Estado. A arrecadação do IPVA é dividida entre Estado e Município e cada um fica responsável pela conservação das vias e estradas. Pires informou que, no último mês de abril, o DETRAN repassou ao município aproximadamente R$ 600 mil.
PARCELAMENTO - O chefe da CIRETRAN explicou que os impostos atrasados podem ser parcelados em até dez vezes, desde que o valor das parcelas não seja menor que R$ 50. Os valores atrasados são acrescidos de multas e juros. ?As taxas do DETRAN podem ser parceladas com exceção do Seguro Obrigatório, que é uma taxa federal?, esclareceu o diretor.
Ele ainda comentou que a nova lei 2090/09, sancionada pelo Governador Ivo Cassol no último dia 17, que acaba com a cobrança da taxa diária de permanência de veículos em pátios do DETRAN é uma oportunidade para que os proprietários que possuem veículos apreendidos os retirem dos pátios das CIRETRANS. ?Para obtenção do benefício, o proprietário deverá fazer o pedido de isenção até o próximo dia 17 de agosto?, finalizou o chefe da CIRETRAN.
...