Ministério da Saúde anuncia mudanças no atendimento a casos de gripe suína
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta sexta-feira (3) algumas mudanças no protocolo de atendimento a gripe suína. Em casos suspeitos com sintomas leves, o médico deverá encaminhar o paciente para isolamento domiciliar e medicá-lo conforme gripe comum. Nesses casos, não será mais solicitado exame laboratorial para confirmar a doença. Nos casos suspeitos com sintomas graves, os exames e o uso do medicamento específico continuam sendo recomendados.
Temporão também pediu à população que ao sentir sintomas de gripe procure um posto de saúde comum ou um médico do plano de saúde. Para evitar superlotação, as 68 unidades de referência só devem ser procuradas em casos graves.
NOVOS CASOS - O Brasil tem 19 novos casos de influenza A (H1N1) ? gripe suína. Agora são 756 casos, de acordo com boletim divulgado ontem (3) pelo Ministério da Saúde. Dos casos confirmados, 454 (60,1%) foram de pessoas infectadas no exterior e 177 (23,4%), de transmissão autóctone (ocorrida dentro do território nacional). Permanecem ainda em investigação pelo ministério 125 casos. Os principais locais de provável infecção dos casos importados foram Argentina (287 casos), Estados Unidos (88) e Chile (42).
Os estados com o maior número de ocorrências da gripe são: São Paulo (325), Rio Grande do Sul (101), Rio de Janeiro (83), Minas Gerais (84), Santa Catarina (51) e o Paraná (24), além do Distrito Federal (30). O Ministério da Saúde acompanha 1.414 casos suspeitos no país e já descartou 1.203
A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou 89.921 casos em 125 países. Até o momento, 382 pessoas morreram em decorrência da gripe. Segundo a organização, a disseminação da gripe não pode mais ser contida.
...