Pilhas ainda não vão para depósitos
Uma resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que prevê por parte dos estabelecimentos comerciais o recolhimento de pilhas, lâmpadas e baterias usadas tem se cumprido em Ji-Paraná.
A campanha ?Seja Positivo?, lançada no último mês através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Emater, Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip) e organizações não-governamentais, têm tentado resolver um dos maiores problemas da atualidade, que é o grande volume de lixo produzido pela população. A medida visa conscientizar a população a cuidar do meio ambiente.
As pilhas, lâmpadas e baterias são produtos não recicláveis e devem ter uma atenção maior da população, pois além de não serem reutilizados, são tóxicos e causam danos a saúde.
Baterias e pilhas contêm metais pesados como cádmio, mercúrio, zinco, manganês e chumbo, que não se decompõem e alguns deles, uma vez absorvidos pelo organismo, não serão mais retirados.
PONTOS DE RECOLHIMENTO ? Com o intuito de facilitar o acesso aos pontos de recolhimento, caixas devidamente identificadas estão disponibilizadas em três supermercados no 1° distrito (Jeedá, Irmãos Gonçalves e Taí Max) e em dois no 2° distrito (Bom Dia e São João), como destacou o presidente da ACIJIP, Marcito Pinto. ?As ações estão focadas na conscientização dos consumidores. É preciso que todos saibam os danos que o armazenamento indevido destes materiais pode causar. Pedimos que a população seja parceira e coopere também para a preservação do meio ambiente?, alertou.
Apesar da campanha, poucas pessoas têm procurado os postos de recolhimento.
...