Prefeitos de Rondônia mobilizados para Marcha
O presidente da Associação Rondoniense dos MunicÃpios (Arom), prefeitos de Alvorada, Laerte Gomes (PR), disse nesta terça (07), durante entrevista ao programa A Hora do Povo, da rádio Rondônia FM 93,3, que mais de 40 prefeitos de Rondônia já confirmaram presença na XII Marcha à BrasÃlia em Defesa dos MunicÃpios, que tem o objetivo de discutir alternativas para a crise financeira, saúde, educação e a regulamentação do Pacto Federativo. O evento vai acontecer entre os dias 14 e 16 deste mês. A Arom está convocado o maior número de prefeitos.
Segundo Laerte Gomes, mais de 4 mil prefeitos de todo paÃs devem se fazer presente nesse encontro. De Rondônia, 80% dos prefeitos já confirmaram participação. ?Essa marcha é muito importante, porque através dela conseguimos muitos avanços. Nossa maior preocupação é com o INSS. Ninguém suporta mais isso?. Ainda de acordo com Laerte, as dÃvidas do governo federal com os municÃpios não são pagas, já as dos municÃpios com o governo federal são descontadas mensalmente. A maioria dos municÃpios passa por dificuldades, principalmente financeiras?, declarou Laerte, que estava acompanhado do prefeito de Espigão do Oeste, Célio Renato (PMDB).
O prefeito de Espigão do Oeste, Célio Renato, disse que para tentar manter o equilÃbrio, teve que segurar a máquina nos primeiros três meses. ?Pegamos o municÃpio mais ou menos. A arrecadação não está evoluindo e isto nos deixa preocupados. Fizemos algumas economias e agora queremos deslanchar?.
PREOCUPAÃÃO - De acordo com Laerte, o grande problema dos municÃpios de Rondônia é a geração de emprego. ?Essa é a nossa grande preocupação. Até que a gente gostaria de fazer algo para suprir essa falta de emprego, mas não depende somente de nós?.
O primeiro semestre foi difÃcil, mas Laerte disse que existe uma expectativa de que as coisas vão melhorar a partir de setembro. ?Não agora, junho e agosto têm restituição do imposto de renda e a receita deve cair um pouco?, completa. O prefeito também cobrou um apoio maior da bancada. ?Não queremos só emendas, precisamos que nossos representantes em BrasÃlia votem a favor dos interesses dos municÃpios?.
...