Paraatleta rondoniense disputará prova de atletismo em Portugal
Edson Cavalcante Pinheiro, paraatleta do Estado de Rondônia será o único da categoria (T38 - masculino) a representar o Brasil na demonstração de atletismo paraolímpico na segunda edição dos Jogos da Lusofonia em Portugal. O paraatleta embarcou na madrugada de quinta-feira, e deve disputar no sábado (11) a prova dos 400m para deficiência motora em pé (amputados dos membros superiores, paralisia cerebral e lês autres com limitação ao nível dos membros superiores). O objetivo da demonstração é incluir modalidades paraolímpicas a partir das próximas edições dos Jogos da Lusofonia.
?Fiquei surpreso com a convocação. Representar o país em um evento importante como esse é uma responsabilidade muito grande. Estou muito feliz?, disse Edson que conta com o patrocínio da Centrais Elétricas do Norte do Brasil ? Eletronorte desde 2004. ?Agradeço muito a Deus por todos esses anos que tenho recebido apoio da Empresa, pois sem esse patrocínio talvez não teria a oportunidade de representar o Brasil em um momento tão importante para o esporte da categoria?, afirma. Assim como Edson, para orgulho dos rondonienses estarão presentes representantes de todos os países convocados para os jogos. Os enviados irão participar de um seminário para discutir sobre o esporte paraolímpico de seu país.
RECORDES - Ano passado o paraatleta da Eletronorte bateu vários recordes. Entre eles nas categorias de 100, 200 e 400 metros, além de ficar em 1º lugar e conquistar a medalha de ouro ainda quebrou seu próprio recorde nos 200 metros, com 23,87 segundos, sendo que a antiga marca era de 23,95. Essas marcas foram batidas no Campeonato Brasileiro de paraatletismo em Uberlândia (MG) ano passado.
Recentemente Edson recebeu do Comitê Paraolímpico Internacional o certificado de melhor paraatleta da América Latina da categoria T 38 nas modalidades de 100 e 200 metros, e foi o único paraatleta do Estado de Rondônia que conseguiu uma vaga na disputa dos jogos Paraolímpicos de Pequim na China no ano de 2008. Além da Eletronorte, Edson também tem apoio das empresas Rover Distribuidora e Mercantil Nova Era.
...