Projeto do Sesi visa a saúde do trabalhador
Projeto do Sesi visa a saúde do trabalhador
Ontem (30) o Serviço Social da Indústria (Sesi) de Ji-Paraná, por meio do Núcleo de Saúde Ocupacional, realizou uma manhã de atendimento aos funcionários do Sesi. A ação faz parte do Projeto Indústria Saudável, desenvolvido há três meses nas empresas do município. O objetivo da atividade foi fazer uma demonstração do acompanhamento de saúde realizado nas companhias. À frente do atendimento estava a fisioterapeuta Neide Fernandes Coimbra da Silva, a enfermeira Francielli Luíza Silva e o professor de Educação Física Jair Sampati.
O projeto consiste em aplicar um questionário com 80 perguntas aos funcionários da firma, que logo após são submetidos à avaliação física e odontológica, com a opção de passar também por uma sessão de fisioterapia.
Este trabalho do Sesi é realizado gratuitamente a corporação, mas, conforme a enfermeira Francielli Luíza Silva, mesmo assim encontraram resistência. ?Foi complicado no início, pois o empresário tinha diversas dúvidas de como funcionaria o programa, mas devagar conseguimos convencê-lo de como é importante manter a saúde dos trabalhadores, que repercute também no aumento da produção?, explicou.
A enfermeira também destacou que, por ter uma carga horária acentuada, o servidor pouco se preocupa com a saúde. ?Encontramos muitos casos de stress, pessoas que há anos não freqüentam o dentista, além de outras situações que comprometem o bem estar do funcionário?, disse Francielli Siva, que também salientou que dentro de dois meses o Sesi voltará a visitar as empresas para averiguar a eficiência do projeto.
...