Rolim de Moura encerra curso de doma animal
(Assessoria) O prefeito do município de Rolim de Moura, Tião Serraia (PMDB) participou no último sábado do encerramento do curso de doma racional de animais, feito em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR. Junto com o secretário municipal de agricultura, Osni Ortiz e com a mobilizadora da entidade, Geslaine Galdino, Serraia assistiu a uma demonstração de doma, com o instrutor do curso, João Batista. ?Baiano? , como o profissional é conhecido, explicou os segredos dá técnica de ganhar a confiança do animal e prepará-lo para a lida no campo.
Com mais de 30 anos de experiência em doma de equinos, muares e bovinos, Baiano mostrou ao prefeito como amansar o animal de forma racional, ou seja, sem o uso da violência. Com técnicas simples e fáceis, o domador conseguiu preparar uma mula em apenas três dias. Como resultado final, um animal manso e pronto para o trabalho. ?A gente conquista a amizade do cavalo através da confiança, não mais na pancada, como era antigamente. Até eu era ?chucro?, batia no animal, fazia de tudo, mas hoje é diferente?, explicou.
CURSO - O curso de doma racional de animais foi custeado pela prefeitura rolimourense e pelo SENAR. Nenhum dos 15 vaqueiros participantes pagou qualquer coisa para participar. Ao final de uma semana, eles receberam os certificados de conclusão e estão aptos para o trabalho. Boa parte dos participantes tinha um conhecimento básico sobre doma, mas com as técnicas corretas, ganharam confiança para exercer o ofício. ?Agora a gente tem como provar para os patrões que fomos capacitados. Garante mais estabilidade no emprego?, diz Silvio Santos da Silva, vaqueiro. Durante o almoço de confraternização, Serraia elogiou o instrutor e toda a equipe do SENAR pelo trabalho e pela escolha da linha 180 sul, como local para este primeiro curso. A região, como todas as outras, devem estar recebendo investimentos maciços da administração municipal este ano. ?Eu vim do campo e sei o quanto esse tipo de curso é importante para fixar o trabalhador rural aqui no sítio. Por isso, é uma das minhas prioridades como administrador?, disse.
...