Campeonato de Parapente colorem céus de Ouro Preto
Foi aberto na última sexta-feira o 1º Campeonato Rondoniense de Parapente, no morro do Parque Municipal Chico Mendes, em Ouro Preto do Oeste. O evento prosseguiu até domingo (12) onde pilotos de vários municípios e de outros estados participaram da competição.
Na noite de quinta-feira os pilotos se reuniram na cidade e discutiram as regras da competição. Ainda antes do resultado da evolução dos pilotos em Ouro Preto, recordes de permanência no ar e de distância percorrida já foram registrados. No último sábado, os pilotos Edgar Ribeiro e Junior Testoni decolaram juntos da rampa Leste do Parque Chico Mendes (Morro da Embratel), a 3 quilômetros de Ouro Preto do Oeste. Usando habilidades da experiência e técnica, os pilotos conseguiram encontrar boas termais, alcançando alturas de 1800 até 2300 metros, voando bem próximo das nuvens sobre a rodovia estadual 470 em direção a município de Mirante da Serra, que fica a 62 quilômetros de Ouro Preto.
A partir do Quilometro 28 da RO 470, Edgar Ribeiro direcionou o seu vôo para a cidade de Nova União (km 40) enquanto Junior Testoni seguiu rumo à cidade de Tarilândia, na região de Jaru. ?O motivo dos diferentes destinos estavam relacionado a técnicas de equipamentos, Edigar Ribeiro, voa há oito anos e atualmente está voando em um parapente avançado da Sol Paragliders chamado de Tork?, explicou Marcos Rodrigues, da coordenação da competição.
Junior Testoni preferiu seguir a um vôo com mais nuvens por ser o caminho das termais e Edigar arriscou os céus azuis que tem menos ascendência?, completou Marcos. Edgar chegou em cima da cidade de Nova União com altura de 90 metros e já estava se preparando para pousar quando encontrou uma termal e recuperou o vôo. Enquanto isso, Junior Testoni sobrevoava a linha 44 sobre a comunidade Santa Marta, em sentido a Tarilândia. Os dois pilotos ficaram distante um do outro mais de 20 quilômetros. Junior Testoni percebendo que a deriva dos ventos havia mudado durante o vôo, decidiu pousar em Mirante da Serra junto com Edgar, que já havia sobrevoado até sobre a tribo de índios da etnia Uru-eu-wau-wau e voltou pousando em Mirante da Serra. O Vôo do Edgar foi de 91 km percorridos; ele é o recordista de 2009 e Junior Testoni em segundo lugar com 68 quilômetros com uma espetacular evolução no vôo livre.
...