MEGAFONE
IMPRENSA
Um dos ícones do jornalismo rondoniense, o ?professor? Lucio Albuquerque, radicado em Porto Velho, lança ainda esta semana um livro contando a história da imprensa na região do Estado de Rondônia. Lúcio conta a história dos 100 anos da imprensa em Rondônia, nas 180 páginas do livro que será lançado dia 24 de julho.
NOVA ELEIÇÃO
Começou a tramitar na CCJ projeto do senador Tasso Jereissati que propõe a realização de novas eleições no caso de cassação de mandato do presidente da República, de governador de estado e de prefeito municipal, assim como de seus vices. As recentes decisões do TSE entregando o mandato ao segundo colocado nas eleições para governador, constatada a fraude eleitoral, foi que o inspiraram. Jereissati explica que, nos casos de realização de nova eleição, será adotada regra compatível com o que estabelece a Constituição federal, no artigo 81. Assim, será realizada eleição direta se a decisão da Justiça Eleitoral ocorrer nos dois primeiros anos do mandato do titular cassado, ou eleição indireta, pela respectiva Casa Legislativa, se a decisão ocorrer nos últimos dois anos do exercício do mandato.
MAIS TRABALHO
Rondônia ocupa a sétima posição entre os estados brasileiros que mais criaram postos de trabalho no primeiro semestre de 2009. A divulgação foi feita pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, afirmando que, Rondônia cresceu 8,59% no período, com saldo acumulado de 14.364 empregos formais. Em junho Rondônia admitiu 11.245 e demitiu 8.273 brasileiros. Já no primeiro semestre foram 60.408 contratações contra 46.044 demissões.
CONSTRUÇÃO CIVIL
A Construção Civil foi o carro-chefe do bom desempenho nos seis primeiros meses do ano, acumulou saldo de 10.619 e teve crescimento de, nada mais nada menos, 91,46% e o setor de Serviços, com 2.156 vagas (4,4%), aparece logo em seguida. Indústria de Transformação teve saldo de 971 carteiras assinadas (3,14%), mas o ministro prevê ainda um melhor desempenho no segundo semestre.
EDUCAÇÃO INDÍGENA
De 20 a 25 de julho acontece a I Conferência Regional de Educação Escolar Indígena em Ji-Paraná, que será realizada no CENTRER, BR 364, e deverá reunir lideranças, estudantes, professores e representações comunitárias dos povos indígenas para discutir amplamente as condições de oferta da educação intercultural indígena, buscando aperfeiçoar as bases das políticas e a gestão de programas e ações para o tratamento qualificado e efetivo da sociodiversidade indígena, com participação social. As propostas definidas nas Conferências Regionais serão encaminhadas para a Conferência Nacional.
...