Rondônia ganha novas agências do INSS
(Da Redação) O ministro da previdência social, José Pimentel, acompanhado do deputado federal Natan Donadon, inaugurou na última segunda-feira (20), duas novas agências do INSS no Estado de Rondônia, nas cidades de Rolim de Moura e Colorado do Oeste.
Também esteve presente no evento Valdir Moisés Simão, presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e o Senador Valdir Raupp, além de outras autoridades. Em seu discurso, tanto em Rolim de Moura como em Colorado do Oeste, Natan fez um breve comentário do trabalho da equipe do INSS em Rondônia.
Rondônia receberá mais seis agências do INSS nos municípios de Alta Floresta, Buritis, Espigão do Oeste, Nova Mamoré e São Miguel do Guaporé. As inaugurações fazem parte do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX), que prevê a construção de 720 novas agências até 2010.
José Pimentel disse durante a inauguração da agência do INSS de Rolim de Moura, que sua pasta passa por uma profunda reestruturação física e financeira. Segundo ele, até 2010, os brasileiros verão novamente a instituição trabalhar com superávit, ou seja, receber mais do que paga. A visita a Rondônia foi a primeira deste ano. A agência de Rolim de Moura tem cerca de 700 metros quadrados e custou mais de um milhão de reais aos cofres do Governo Federal. O novo espaço conta com guichês especiais, no padrão nacional adotado pelo órgão, além de salas de perícia, auditório e dentre outras repartições.
REESTRUTURAÇÃO - ?A Previdência Social no Brasil vive um novo momento impar. Estamos chegando mais perto da comunidade e nossa instituição está cada dia mais moderna. Deixamos de lado aquele saco de documentos que antes eram necessários para conceder um benefício e estamos reduzindo o tempo de espera em meia hora, para aqueles que marcam o dia e a hora de ser atendido. É uma evolução e tanto?, lembrou Pimentel.
O Ministro também foi enfático ao garantir que em um ano, o chamado rombo da Previdência desse ser extinto. Segundo ele, o INSS vai voltar a ser superavitário, ou seja, arrecadar mais do que o valor que paga nas contribuições.
...